Ir para o conteúdo
Projeto de Lei

Comissão aprova que pets tenham plano de saúde pela CLT

Compartilhar
Compartilhar

Projeto tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados; relatora diz que “os animais integram o contexto familiar e interfere na saúde do tutor”

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei (PL) que prevê que empresas autorizem a inclusão de plano de saúde para animais domésticos nos benefícios do trabalhador.

O PL 5.636/23, do ex-deputado federal e atual Secretário Municipal de Esportes e Lazer Felipe Becari (União-SP), prevê que os valores da inclusão não irão alterar os salários e não se sujeitarão a encargos. Assim, foi aprovado em forma de substitutivo da relatora, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), que acredita que “os animais integram o contexto familiar e interferem na saúde do tutor”.

Para o autor da proposta, é necessário o mesmo tratamento dos serviços de saúde aos animais e aos trabalhadores. “Assim como a legislação trabalhista e previdenciária dá tratamento adequado aos benefícios para a saúde humana, é importante que esse cuidado também se volte aos animais”, afirma Becari.

O secretário ainda acredita que a adoção responsável pode ser um dos resultados da implementação dos planos de saúde animal nos benefícios de empresas. “Tendo acesso a serviços veterinários, as pessoas podem se sentir mais encorajadas a abrigar animais abandonados”, conclui.

A saúde animal compõe 33,7% de todo o valor arrecadado pelo mercado voltado para pets no Brasil. De acordo com levantamento do Instituto Pet Brasil (IPB), o setor arrecadou R$ 68 bilhões em 2023, sendo deste valor R$ 23 bilhões apenas com gastos no setor medicinal.

O substitutivo altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Lei Orgânica da Seguridade Social. Agora, o projeto tramita em caráter conclusivo e segue para análise das comissões de Trabalho; de Constituição e Justiça e de Cidadania; e de Finanças e Tributação.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Projeto de Lei

Projeto prevê “folga” para servidores do GDF no dia do aniversário

Texto, que prevê abono de ponto no dia do aniversário do servidor,...

CLDFProjeto de Lei

Projeto de lei amplia direitos para mães com perda gestacional

Proposta prevê espaço reservado em unidades de saúde, apoio psicológico e novas...

CLDFProjeto de Lei

Distrital apresenta projeto para barrar apologia ao crime

O deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil) protocolou um projeto de lei...