O “Dia D” de vacinação contra a gripe, neste sábado (4), imunizou 89,5 mil pessoas no Distrito Federal, segundo a Secretaria de Saúde. Com isso, 45% do público-alvo já recebeu as doses. A meta é vacinar 790 mil pessoas até 31 de maio, quando termina a campanha deste ano.
Questionada pelo G1, a pasta não informou qual era a expectativa de público para o dia, mas disse que 180 mil doses da vacina tinham sido distribuídas. Ao todo, 109 pontos de vacinação ficaram abertos das 8h às 17h.
Até o fim da campanha, as doses estarão disponíveis para o restante do público-alvo. Veja quem faz parte do grupo:
- Gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias)
- Crianças de um a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Trabalhadores de saúde
- Povos indígenas
- Idosos
- Professores de escolas públicas e privadas
- Pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- Funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade
Os doentes, acamados e internados, podem agendar o dia de tomar a vacina pelo telefone 160.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/z/R/zC0sW9QxGHlmcobb0b7w/vacinagripe.jpg)
Vacinas em dia
Durante toda a campanha deste ano será possível receber doses de outras vacinas para crianças, mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias e gestantes. A proposta do governo é aproveitar a vacinação contra a gripe para atualizar os cartões de imunização.
A Secretaria de Saúde espera alcançar 65 mil bebês de até seis meses e menores de dois anos, além de 156,8 mil crianças de dois até cinco anos e 32,5 mil mulheres grávidas.
A vacina causa gripe?
Pesquisas científicas comprovam que a vacina não causa a gripe, pois o vírus inserido no corpo está inativo. Somente partes do microrganismo são usadas em sua composição. “A vacina só estimula o sistema imunológico para que ele produza anticorpos”, dizem médicos ouvidos pela reportagem.
Leves reações à vacina podem acontecer, no entanto, após a aplicação, como dores locais e febres baixas. Em casos raros, podem ocorrer reações alérgicas.
Ainda segundo os especialistas, é preciso tomar as doses todos os anos porque os vírus causadores da gripe sofrem mutações rapidamente e, portanto, as variedades em circulação mudam a cada ano.
Fonte: G1.
Deixe um comentário