Ir para o conteúdo
Lei

Senado aprova Projeto da Lei Orgânica das polícias militares e bombeiros

Compartilhar
Compartilhar

A matéria também prevê que o pagamento da folha da PM e dos bombeiros do Rio de Janeiro, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima possa passar para a conta da União

De acordo com a legislação, as corporações continuarão subordinadas aos governadores -  (crédito:  Marcos Oliveira/Agência Senado)

De acordo com a legislação, as corporações continuarão subordinadas aos governadores – (crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O Senado aprovou nesta terça, 7, o projeto de lei orgânica das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros. O texto trata de garantias, vedações, uso da força e das redes sociais, entre outros assuntos. A matéria também prevê que o pagamento da folha da Polícia Militar e dos bombeiros do Rio de Janeiro, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima possa passar para a conta da União.

Está previsto no texto do projeto que o militar em atividade não poderá estar filiado a partido político e a sindicato, nem comparecer fardado a eventos político-partidários, salvo se em ato de serviço.

De acordo com a legislação, as corporações continuarão subordinadas aos governadores e os detalhes de sua organização serão fixados em lei de iniciativa desses governantes, observadas as normas gerais do projeto e os fundamentos de organização das Forças Armadas.

Preocupados com a possibilidade de a matéria voltar para a Câmara, o texto foi aprovado pelos senadores sem alterações no texto do relator Fabiano Contarato (PT-ES). Apenas o senador Cid Gomes (PDT-CE) insistiu em uma emenda para mudar a redação do texto. A preocupação com uma possível volta para a Câmara, no entanto, fez com que a emenda fosse rejeitada. O texto segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com informações do Correio Brasiliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Lei

Novas lei modernizam setor de seguros e ampliam concorrência

Legislação aprovada recentemente visa estabelecer uma relação mais equilibrada entre a seguradora...

Lei

Lula revoga lei complementar que havia criado o novo DPVAT

Medida não constava do pacote enviado pelo governo ao Congresso, mas proposta...

Lei

Governo do Distrito Federal sanciona lei que reduz alíquotas do ITBI

A partir de janeiro, imóveis novos pagarão 1% de imposto na transmissão...