Ir para o conteúdo
Mundo

Chanceler diz que Egito abrirá corredor humanitário para brasileiros de Gaza

Compartilhar
Compartilhar

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, eles devem sair da região neste sábado (14/10). Itamaraty identificou cerca de pessoas interessadas em deixar o local

Brasileiros devem deixar região de Gaza pela fronteira do Egito neste sábado (14/10) -  (crédito: MAHMUD HAMS / AFP)

Brasileiros devem deixar região de Gaza pela fronteira do Egito neste sábado (14/10) – (crédito: MAHMUD HAMS / AFP)

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta sexta-feira (13/10), que o Egito concordou em abrir um corredor humanitário para receber brasileiros que estão na região de Gaza. Segundo o chanceler, eles devem cruzar a fronteira pela direção sul, ainda neste sábado (14/10). Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) também deve prestar apoio na operação.


A declaração foi dada por Vieira após reunião do Conselho de Segurança da ONU — que terminou sem acordo para aprovação da resolução. “[Os brasileiros] sairiam neste ônibus, que os transportará amanhã. E, o que nós propusemos, é que saíssem e fossem levados para um aeroporto, uma localidade muito próxima da fronteira, onde um avião da Força Aérea Brasileira estará esperando.

Na noite de quinta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que conversou, por telefone, com o presidente de Israel, Isaac Herzog, para pedir abertura de um corredor humanitário entre a Faixa de Gaza e o Egito. O petista também afirmou que agradeceu o apoio para a retirada dos brasileiros da região de guerra.

O chefe do Executivo disse também que reiterou seu pedido para que não falte água, luz e remédios em hospitais do país. “Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas. Solicitei ao presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais. Não é possível que inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra”, escreveu, via redes sociais.

Lula ressaltou que o Brasil está aberto ao diálogo para pacificar a região de Gaza — que tem sido alvo de bombardeios israelenses desde o fim de semana, após ataques do grupo terrorista Hamas ao território de Israel. Segundo o Itamaraty, o Escritório de Representação do Brasil em Ramala identificou cerca de 20 brasileiros interessados em sair da região.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Mundo

Guerra comercial preocupa membros do Brics

Bloco econômico trabalha para garantir moeda única em negociações. Governo Trump ameaça...

Mundo

O que EUA, Rússia e Europa estão preparando para nova negociação sobre Ucrânia

Correspondentes da BBC comentam impacto de semana tensa para conflito, enquanto autoridades...

Mundo

Canadá e China respondem a tarifaço de Trump com taxas aos EUA

Medidas de ambos os países entraram em vigor logo após tarifa de...