Ir para o conteúdo
Copa 2022Copa do Mundo

Comércio do DF terá funcionamento normal durante os jogos da Copa

Compartilhar
Compartilhar

De acordo com a Fecomércio e o Sindivarejista, será facultativo a cada estabelecimento liberar ou não os funcionários nas partidas do Brasil. Alguns lojistas avaliam instalar televisores para acompanhar a Copa sem prejudicar o atendimento

 class=

(crédito: Unsplash/Reprodução)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) informou, nesta quinta-feira (10/11), que ao longo da primeira rodada de jogos da Copa do Mundo, as empresas poderão funcionar normalmente durante as partidas de futebol. Segundo a nota emitida pela Federação, fica a cargo de cada estabelecimento a decisão de liberar, ou não, os funcionários, assim como determinar o horário de saída e retorno aos postos de trabalho.

“Não há impedimento legal ou nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) para abertura do comércio nos dias e horários de jogos da Seleção Brasileira. Portanto, segue de forma facultativa o funcionamento das lojas. As empresas localizadas em shopping, no entanto, deverão observar as regras de funcionamento desses empreendimentos”, destaca.

A Fecomércio adiantou que alguns proprietários avaliam a possibilidade de instalar televisões para que os trabalhadores assistam aos jogos durante o horário de serviço, sem prejudicar o atendimento aos clientes. “É o caso de farmácias e lotéricas, que vendem produtos de primeira necessidade e serviços com prazo de pagamento”, afirma.

As expectativas dos supermercados é também manter o funcionamento, justamente pelo aquecimento das vendas nos dias da partida. “Bares e restaurantes também apostam no grande movimento de clientes durante as partidas, com transmissão ao vivo de todos os jogos do campeonato mundial”, reforça.

O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) orientou que, priorizando o bom relacionamento entre empregador e empregado, os estabelecimentos podem, de acordo com o critério de cada lojista, seguir algumas alternativas no dia do evento:

  • Paralisar as atividades e disponibilizar televisores em suas dependências durante a transmissão, retornando às atividades logo após o término dos jogos;
  • Em dias de jogos às 13h
    Comércios de rua e shoppings: as empresas poderão dispensar seus empregados para assistirem aos jogos fora da empresa, 30 minutos antes do início das partidas, retornando às atividades 30 minutos após o término dos jogos.
  • Em dias de jogos às 16h:
    comércios de rua: a empresa poderá dispensar seus empregados 30 minutos antes do início das partidas, retomando às atividades no dia seguinte.
    comércios de Shopping: a empresa poderá dispensar seus empregados 30 minutos antes do início das partidas, retomando às atividades 30 minutos após o término dos jogos.


Confira as datas dos jogos do Brasil na primeira fase:

  • 24 de novembro (quinta-feira), às 16h: Brasil X Sérvia
  • 28 de novembro (segunda-feira), às 13h: Brasil X Suíça
  • 02 de dezembro (sexta-feira), às 16h: Camarões X Brasil

Fonte: Correio Braziliense

Siga nossas redes sociais

https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
BrasíliaCeilândiaCopa do Mundo

GDF decreta ponto facultativo em dias de jogo da Seleção na Copa do Mundo

Os funcionários públicos do DF terão ponto facultativo nos dias de jogos...

CeilândiaCopa 2022Delícia

Nos bastidores, Bolsonaro já admite derrota e se vê inelegível em 2026

Ex-mandatário tem admitido ser “praticamente impossível” que o TSE não decrete sua...

Comércio e VendasCopa do MundoDESIGUALDADE

Lula aponta saídas para a paz em reunião com o secretário-geral da ONU

Na conversa, Lula e António Guterres falaram sobre as possibilidades de um...