Ir para o conteúdo
Brasília

‘Não esperávamos viver mais isso’, diz Ibaneis sobre novo pico de Covid-19 no DF

Compartilhar
Compartilhar

Declaração foi feita durante reabertura dos trabalhos na Câmara Legislativa, nesta terça-feira (1º). Chefe do Executivo também disse que país vive ‘dificuldade democrática’, por conta do ‘radicalismo’; presidente da Casa pediu que deputados não tragam ‘polarização política’ para último ano da legislatura.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, nesta terça-feira (1º), que o Executivo local foi pego de surpresa com o novo pico de Covid-19 vivido no Distrito Federal desde janeiro. A declaração foi feita na sessão de retomada dos trabalhos legislativos na Câmara Legislativa do DF (CLDF).

“Começo dividindo com vocês uma parte do sofrimento que temos neste momento, por essa terceira onda da Covid que aflige nossa cidade. Nós não esperávamos que fôssemos viver mais isso, e agora estamos sofrendo junto com nossos servidores da Saúde”, afirmou.

Além da pandemia, o governador também comentou as eleições deste ano e disse que o país vive uma “dificuldade democrática”, por conta do “radicalismo”. Já O presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), pediu que os distritais não tragam “polarização política” no último ano de legislatura (veja mais abaixo).

Discurso de Ibaneis

Sem máscara durante o discurso, o governador disse que mais de 1,5 mil servidores da Saúde foram acometidos pela Covid e que tem “trabalhado diuturnamente” para abrir mais leitos e atender a população.

Também citou a abertura de sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e contratação de profissionais como feitos do governo, mas disse que “mesmo assim, não conseguimos ainda resolver o problema da saúde no DF”.

Ibaneis também disse que a expectativa para 2022 era de recuperação na economia. “Pena que este ano, que era o ano da grande recuperação, comece com essa pandemia do jeito que está. Mas eu acredito que ela ainda vai se arrefecer o mais rápido possível, e nós vamos voltar a crescer nesta cidade como nós merecemos e como nós trabalhamos para ter”.

O governador citou programas sociais criados no governo e fez um aceno à candidatura a reeleição. “Não podemos e não vamos nos deixar abater pela crise. Vamos trabalhar em 2022 com o olhar para o futuro.”

Por fim, comentou sobre o que chamou de “radicalismo” político. “Que as eleições não contaminem o debate nesta Casa e sirvam para o aperfeiçoamento da democracia, que é o que precisamos aqui na nossa cidade e no nosso país”, disse.

“Estamos vivendo uma dificuldade democrática muito grande por conta do radicalismo. Esse radicalismo tem que sumir porque nós temos que pensar nas pessoas. As pessoas são quem mais sofre com esse radicalismo.”

Presidente da CLDF

Deputado distrital Rafael Prudente — Foto: TV CLDF/Reprodução

Deputado distrital Rafael Prudente — Foto: TV CLDF/Reprodução

O presidente da Casa também fez discurso com tom similar. “Não tragamos a esse plenário polarização política e discussões eleitorais ou eleitoreiras. Estamos aqui para cumprir o mandato que a população nos confiou. E devemos cumprir essa missão com isenção neste plenário durante os quatro anos. Espero que não seja diferente durante este último ano de 2022”, disse Rafael Prudente.

O distrital afirmou ainda que os a atual legislatura viveu o período mais desafiador da história da Câmara Legislativa do DF, por conta da pandemia, e que a Casa vai cumprir a missão dada pelos eleitores “respeitando a pluralidade de ideias e pensamentos”.

“Nem sempre acertamos, mas estamos nos dedicando, cada um, e nos esforçando ao máximo.”

Último ano de legislatura

Após a solenidade de abertura nesta terça, as votações de projetos devem continuar nesta quarta (2). Segundo Rafael Prudente, entre as pautas prioritárias para este ano na CLDF, destacam-se os assuntos econômicos e sociais.

“Temos pautas importantes na saúde e na economia, que serão nossa prioridade, para vencer a crise por conta da pandemia [de Covid-19]. Precisamos gerar empregos e deixar o empresariado trabalhar”, afirmou.

FONTE: G1-DF

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Brasília

Brasília em alerta amarelo para chuvas; máxima pode chegar a 27°C

Segundo o Inmet, a temperatura mínima registrada na manhã deste domingo foi...

Brasília

Celina Leão fala sobre saúde mental de policiais na cerimônia de troca da bandeira

Na ocasião, a vice-governadora afirmou que o GDF está ciente do problema...

Brasília

Planetário de Brasília anuncia décima edição da colônia de férias

Inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (20) Na próxima segunda-feira (20), serão...