Ir para o conteúdo
GDF

GDF acaba com W3 do Lazer e autoriza atividades com aglomeração no Eixão aos domingos e feriados

Compartilhar
Compartilhar

O Governo do Distrito Federal decidiu acabar com a W3 do Lazer, nesta quinta-feira (2). Desde junho do ano passado, a medida interrompia o fluxo de veículos na via W3 Sul aos fins de semana e feriados.

Além disso, decreto publicado no Diário Oficial do DF (DODF) desta quinta prevê autorização para atividades com aglomeração no Eixão do Lazer. O distanciamento social era obrigatório como medida de prevenção à Covid-19.

O Eixão do Lazer ficou suspenso entre março de 2019 em junho de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. Quando a atividade foi retomada, houve proibição de atividades com aglomeração, além da implementação da interdição entre as quadras 503/703 Sul e 512/912 Sul aos domingos e feriados.

A justificativa do Executivo para implementar os bloqueios na W3 era de que a pista se tornaria “mais um espaço de convivência social para a população”. Entretanto, a medida causou polêmica.

À época, comerciantes da região alegaram que o fechamento do trânsito para veículos podia diminuir as vendas e reduzir o acesso do público às lojas à beira da via. Meses após a medida, em outubro do ano passado, os cruzamentos da W3 Sul foram abertos para os automóveis.

Flexibilizações

 

Máscaras de proteção facial secam em varal improvisado — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Máscaras de proteção facial secam em varal improvisado — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Em novembro, o governo do Distrito Federal flexibilizou outras medidas de prevenção ao novo coronavírus. No dia 3, o uso de máscaras de proteção facial deixou de ser obrigatório em espaços ao ar livre na capital e as aulas na rede pública voltaram a ser 100% presenciais.

A máscara, no entanto, permaneceu sendo exigido em locais fechados, como no transporte público. Cinco dias depois, em 8 de novembro, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou o fim da obrigatoriedade da aferição de temperatura e shows, eventos, cultos religiosos, feiras e no comércio.

Há uma semana, na última quinta-feira (25), caiu a obrigatoriedade do distanciamento social em estabelecimentos da capital, como bares e restaurantes. Além disso, no mesmo decreto, foi revogado limite do grupo de seis pessoas em estabelecimentos.

Além disso, o Executivo determinou apresentação do cartão de vacina contra Covid-19 para entrada em shows, festivais e outros eventos. O RT-PCR negativo deixou de ser garantia de acesso.

O fim da limitação de até 50% da capacidade de público em espaços, liberação de pistas de dança e desmobilização da equipe de fiscalização de regras da pandemia também entraram em vigor.

Até esta quarta (1°), segundo balanço mais recente da Secretaria de Saúde, o DF somava 11.038 mortos e 517.893 infecções pela Covid-19. De acordo com a pasta, novembro terminou com o segundo menor índice de óbitos desde o início da pandemia.

FONTE: G1-DF
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
GDF

Em encontro do Lide, governador Ibaneis Rocha destaca fortalecimento do turismo no DF

Os progressos do Distrito Federal no setor turístico foram lembrados durante o...

GDF

Edilene Dias Cerqueira é a nova secretária extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal

A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal tem uma nova...

GDF

Governador empossa novo secretário de Saúde

O governador Ibaneis Rocha empossou o novo secretário de Saúde, o médico...