Inicialmente a imunização acontece com públicos determinados pela Secretaria de Saúde; idosos com 80 anos ou mais já começaram a ser vacinados
Já estão em solo brasiliense as primeiras doses da vacina chinesa Coronavac que vão imunizar, em duas etapas, 53.080 pessoas no Distrito Federal. No primeiro momento, serão contemplados trabalhadores da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia, idosos e deficientes institucionalizados, cuidadores que atuam nessas instituições e indígenas. A vacinação no DF teve início às 10h do dia 19 de janeiro em 16 unidades de referência.
“É importante destacar que essas unidades irão vacinar apenas pessoas que integram o grupo de risco. Todos serão devidamente identificados e receberão a segunda dose da mesma vacina que tomou na primeira vez”, destaca Osnei Okumoto.
O secretário aproveitou a oportunidade para orientar a população quanto às próximas etapas da vacinação. “Pedimos paciência e tranquilidade para que as pessoas aguardem sua vez para vacinar. A Secretaria de Saúde vai receber a todos com carinho e cuidado”.
Ampliação
A Secretaria de Saúde ampliou a vacinação contra a covid-19 para todos os profissionais de saúde que estão na ativa atuando na rede pública e nos hospitais da rede privada. Com isso, esses trabalhadores passaram ser vacinado. Os servidores públicos da Saúde receberão as doses nas unidades na Região de Saúde onde atuam. Já aqueles que trabalham nas unidades privadas continuarão sendo vacinados em seus locais de trabalho.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, disse que com mais essa remessa de vacinas “estaremos ampliando o público beneficiado para todos os profissionais de saúde da rede pública, sem distinção de categorias, e para os profissionais que atuam nos hospitais da rede privada”.
Idosos

A partir do dia primeiro de fevereiro, o Governo começou a vacinação dos idosos acima de 80 anos, cujo público estimado é de 42.355 pessoas, de acordo com dados da Codeplan. As vacinas serão aplicadas em 36 salas, das quais 30 são em unidades básicas de saúde já existentes e outras seis em locais estratégicos, como escolas e ginásios.
“Estamos cuidando de uma população que tem alto percentual de agravamento da Covid-19, com sequelas graves, e um percentual elevado de óbitos”, disse o secretário.
Denúncia
O cidadão que observar alguma irregularidade no processo de vacinação poderá registrar denúncia na Ouvidoria-Geral do DF. O cidadão também pode denunciar qualquer outra irregularidade no âmbito do Poder Executivo do DF. Para as manifestações sobre a vacinação, a Ouvidoria abriu, inclusive, uma área específica no Sistema OUV-DF a fim de facilitar e agilizar o acesso do cidadão ao serviço, chamada “Vacina Covid-19”.

As denúncias podem ser registradas pelo Sistema OUV-DF ou pelo telefone 162, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e nos finais de semana e feriados, das 8h às 18h. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de telefone fixo ou celular.
Os locais de vacinação para esse público serão nas seguintes unidades:
Hospital de Base;
Hospital Materno Infantil de Brasília;
Hospital Universitário de Brasília;
Hospital Regional da Asa Norte;
Hospital Regional de Brazlândia;
Hospital Regional de Ceilândia;
Hospital Regional do Gama;
Hospital Regional do Guará;
Hospital Regional de Planaltina;
Hospital Regional Samambaia;
Hospital Regional de Santa Maria;
Hospital Regional de Sobradinho;
Hospital Regional de Taguatinga;
Hospital da Região Leste (Paranoá).
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber
Deixe um comentário