Ir para o conteúdo
GDF

GDF recoloca todos sites no ar; sistemas podem sofrer oscilações

Compartilhar
Compartilhar

Todos os sites do Governo do Distrito Federal (GDF) voltaram a funcionar normalmente nesta sexta-feira (6/11). No entanto, os sistemas podem sofrer com instabilidade ao longo do dia. Por volta das 10h da última quinta-feira (5/11), os servidores do GDF ficaram indisponíveis devido a uma tentativa de ataque de hackers identificada pela Secretaria de Economia do DF (SEEC).

Segundo a pasta, os trabalhos para conter a tentativa de ataque cibernético aos sistemas do governo continuam. “O Sistema Eletrônico de Informações (SEI-GDF) estão funcionando normalmente. Seguimos na retomada de nossos serviços essenciais com todas as recomendações de segurança sugeridas pelos fornecedores de soluções de TI aplicadas”, informou a SEEC, em nota.

Investigação

De acordo com a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), uma das responsáveis pela investigação do caso, a tentativa de invasão é conhecida como ataque de ransomware, quando um criminoso utiliza um vírus capaz de criptografar informações de um computador. Assim como o GDF, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou por situação semelhante na terça-feira (3/11).

Na quarta-feira (4/11), o STJ acionou a Polícia Federal (PF) para investigar um suposto ataque cibernético ao servidor do tribunal. O sistema está inacessível desde as 15h de terça-feira (3/11). Em razão da possível invasão, os julgamentos ficaram afetados, e todas as sessões foram suspensas.

Em um comunicado emitido nessa quinta-feira (5/11), o STJ disse ter verificado a circulação de um vírus na rede de informática do tribunal e, como medida de precaução, desconectou os links para a internet. Equipes de tecnologia da Polícia Federal, do Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro e da própria corte atuam para restaurar o sistema.

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde também identificou a presença de um vírus em algumas estações de trabalho. Como medida de de segurança, o Departamento de Informática do SUS (DataSUS) bloqueou o acesso à internet, às redes e aos sistemas de telefone a fim de evitar a propagação entre os computadores do órgão federal.

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
GDF

Em encontro do Lide, governador Ibaneis Rocha destaca fortalecimento do turismo no DF

Os progressos do Distrito Federal no setor turístico foram lembrados durante o...

GDF

Edilene Dias Cerqueira é a nova secretária extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal

A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal tem uma nova...

GDF

Governador empossa novo secretário de Saúde

O governador Ibaneis Rocha empossou o novo secretário de Saúde, o médico...